TV Cachoeira - Rede Novo Tempo de Comunicação

Prefeitura vai assumir liberação da Ponte do Fandango

Prefeitura vai assumir liberação da Ponte do Fandango

Veículos de até 24 toneladas passarão pela ponte após instalação de balanças.


Por Telma Thomaz 15/02/2022 - 16h53

O Prefeito José Otávio Germano anunciou nesta terça-feira que a Prefeitura de Cachoeira do Sul alugará duas balanças para permitir a passagem de veículos de até 24 toneladas pela Ponte do Fandango. A decisão vem sendo amadurecida e ajustada desde a semana passada e sairá do papel contando com a colaboração do Sindicato Rural, Engenho Treichel, Trevisan Alimentos, Sicredi e Cacisc.

As empresas parceiras ficarão responsáveis pela estruturação dos pontos de pesagem e pelos equipamentos para os servidores que trabalharão no controle e pesagem de caminhões, garantindo a colocação de banheiros químicos, contêineres, material de sinalização, capas de chuva, lanternas e botas para a equipe de trabalho. A previsão inicial é de que a balança opere com duas equipes, uma em cada ponta da ponte, por 18 horas diárias. Cada equipe será composta por dois servidores.

A infraestrutura para a colocação da balança será de responsabilidade da Prefeitura. Isso inclui possíveis aterros, concretagem, roçadas e colocação de pontos de iluminação. Ficará a cargo da Prefeitura, ainda, o aluguel de duas balanças por 3 meses, transporte até Cachoeira do Sul, montagem e desmontagem do equipamento. Neste momento, a Prefeitura negocia o aluguel com uma empresa de São Paulo. O valor ainda não está definido. É necessário também acionar o Inmetro para a aferição da balança. Somente após a liberação do órgão ela pode entrar em funcionamento. Como será feito o frete (se pela Prefeitura ou de outra forma) ainda não está definido.

A ponte do Fandango está interditada para veículos de maior porte desde o final de outubro, quando foram encontradas rachaduras na estrutura. Atualmente apenas veículos leves estão liberados para utilizarem a ponte, que deve passar por uma reestruturação geral. As obras ainda não tem data definida para iniciar.

A liberação de veículos com até 24 toneladas de peso foi chancelada pelo DNIT.

JORNALISMO