TV Cachoeira - Rede Novo Tempo de Comunicação

Prefeitura vai adotar sistema da US1 para acabar com filas na madrugada em postos de saúde

Prefeitura vai adotar sistema da US1 para acabar com filas na madrugada em postos de saúde

No formato adotado, o enfermeiro faz o acolhimento dos pacientes e se encarrega do cadastro e agendamento das consultas e exames médicos.


Por Daniel Nunes 30/07/2021 - 16h33
Foto: Reprodução / TV Cachoeira

O modelo de agendamento das consultas, que acabou com as filas para retirada das fichas e que vem sendo praticado há dois anos com êxito na US1 (Prédio do INSS), deverá ser expandido às demais unidades da rede pública de saúde em Cachoeira do Sul. Esta é uma das metas pós-pandemia do secretário Marcelo Figueiró, que quer acabar com a cultura de se madrugar pela garantia de uma consulta na atenção básica. 

Até o início do próximo ano, o gestor quer que todas as unidades sanitárias (USs) incorporem o modelo já implantado na US1 e no Centro de Saúde Princesa do Jacuí em meados de 2019, ficando as Estratégia de Saúde da Família (ESFs) para uma segunda etapa. No formato adotado, o enfermeiro faz o acolhimento dos pacientes e se encarrega do cadastro e posterior agendamento das consultas e exames médicos, tudo durante o horário de expediente do posto de saúde.

Implantação do novo sistema de agendamentos

Marcelo Figueiró e Elisângela da Luz. Foto: Viviane Souza

A implantação, explica a chefe do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), Elisângela da Luz, acontecerá de maneira gradativa, começando pelo treinamento do pessoal e alteração das rotinas de trabalho das unidades. Da mesma forma, terminar com a marcação na madrugada é um processo e, num primeiro momento, os pacientes continuarão insistindo nas filas para garantir a consulta. “É uma questão cultural e levará tempo adaptar este hábito junto aos usuários do SUS”, pondera o secretário. Deverão ser integradas ao modelo a US4, no antigo Centro Social Urbano; a US14, localizada no Bairro Marina; e a US17, do Prado, após readequação do prédio.

As mudanças, argumenta Marcelo Figueiró, estão sendo possíveis neste momento sobretudo com a possibilidade das contratações temporárias de enfermeiros, pois o formato de atendimento proposto traz demanda maior para este tipo de servidores nas unidades. “O tempo envolvido do enfermeiro com cada paciente é maior e as equipes precisam ser incrementadas”, argumenta. Numa perspectiva a médio prazo, Figueiró quer reduzir e continuar trabalhando para acabar com as filas, pelo menos até o próximo inverno.

Veja reportagens da TV Cachoeira sobre as filas nos postos de saúde de Cachoeira do Sul

JORNALISMO