Prefeitura de Cachoeira desobriga uso de máscara em ambiente hospitalar
Medida vale para hospitais, clínicas, farmácias, serviços da Secretaria Municipal da Saúde, UPA e outros.
Por Thays Silva 20/10/2022 - 16h10
O prefeito de Cachoeira do Sul, José Otávio Germano, assina nesta sexta-feira, 21, um decreto tornando facultativo o uso de máscara de proteção individual também em ambientes hospitalar e de saúde. A assinatura será feita em solenidade, às 15h, no gabinete do prefeito.
Anteriormente o prefeito havia tornado opcional o uso do EPI para circulação ou permanência em locais abertos ou fechados, com exceção dos ambientes hospitalares e de saúde. O uso da máscara deixará de ser obrigatório, portanto, em estabelecimentos destinados ao atendimento na área da saúde , público ou privado, tais como hospitais, clínicas, farmácias, serviços da Secretaria Municipal da Saúde, UPA, CT-UPA, transporte público urbano coletivo ou individual e instituições de longa permanência para idosos (ILPIS).
Conforme explica o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, a liberação do equipamento está baseada em uma recomendação do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), levando em conta a redução do número de casos da Covid-19 em Cachoeira do Sul, assim como a diminuição das internações hospitalares por conta da doença, além de índices considerados satisfatórios para a imunização contra a Covid-19. “Vivemos um momento de alívio geral por termos vencido o coronavírus e podido retomar integralmente o ritmo das nossas atividades”, afirmou Figueiró.