Pórtico na BR-153 começará a ser construído nos próximos dias
Local receberá também espaço de lazer para famílias.
Por Thays Silva 18/10/2021 - 16h36
O novo pórtico de Cachoeira do Sul deve sair do papel em poucos dias. Uma reunião nesta semana vai definir todos os pontos necessários para a execução de uma importante intervenção na entrada da cidade.
A ideia de ter a estrutura começou em 2019, com a proposta apresentada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, a pedido do Lions Clube Cachoeira do Sul. O projeto evoluiu em 2021 e a cooperativa Sicredi Centro Leste será a financiadora do pórtico, que deve custar mais de R$ 400 mil.
Um espaço de lazer também vai ser feito nos arredores do trecho. Se começar ainda em outubro, as obras devem ser concluídas no mês de fevereiro.

No desenho gráfico, as grades metálicas apresentam uma curvatura na parte superior. A ideia dos arquitetos é lembrar um cacho de arroz.
Os moradores do bairro Fátima receberão também um novo ponto de lazer, com calçamento e bancos.
Conforme o presidente da Sicredi Centro Leste, Paulo Alex Falcão, o projeto de início das obras está bem encaminhado. A vontade da cooperativa é inaugurar o pórtico em fevereiro, mês de aniversário da agência em Cachoeira do Sul.
“Estamos dispostos a entender melhor o projeto e apoiar financeiramente. A Sicredi já adotou também o trevo no início da Marcelo Gama. Esta outra etapa nós estamos avaliando e com inclinação de apoiar”, disse.
A prefeitura garante que o trânsito não será interrompido no local, a não ser para pequenos reparos. A Secretaria de Indústria e Comércio ficará responsável pela realocação de alguns moradores que estão instalados no futuro canteiro de obras.