TV Cachoeira - Rede Novo Tempo de Comunicação

Ministério da Saúde suspende vacinação de adolescentes sem comorbidades

Ministério da Saúde suspende vacinação de adolescentes sem comorbidades

Mudança ocorre em questão de horas com edição de nota informativa


Por Telma Thomaz 16/09/2021 - 11h54

Uma nota informativa editada ontem pelo Ministério da Saúde volta atrás na recomendação da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. A nova orientação do Ministério da Saúde é de que a vacinação deva ficar restrita a três perfis específicos, adolescentes com deficiência permanente, com comorbidades e privados de liberdade.

A nova nota informativa contraria a nota técnica publicada pelo ministério no dia 2 de setembro recomendando a vacinação deste público específico. Na justificativa da nova decisão a pasta argumenta que adolescentes deste grupo, sem comorbidades, não sofrem de casos graves da doença. Outra justificativa é de que a organização mundial da saúde não recomendaria a vacinação deste público. No entanto, a OMS defende que por se constatar casos menos graves entre os adolescentes a vacinação seria menos urgente. O ministério informou ainda que quem recebeu a primeira dose, não deverá receber a segunda.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que distribuiu ontem a todos os municípios doses da Pfizer para vacinar adolescentes sem comorbidades com 17 anos, decisão pactuada com o conselho das secretarias municipais da saúde. Nas próximas remessas Pfizer para D1, tendo em vista a nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, fará nova avaliação.