DVS aplica inseticida para combater mosquito da dengue
Cachoeira do Sul já teve dois casos confirmados de dengue.
Por Thays Silva 23/03/2022 - 16h18

O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal da Saúde está intensificando as ações de combate à dengue e emitiu alerta à população quanto aos sintomas da doença e a relevância da colaboração de todos na limpeza de suas residências.
A equipe do DVS está atuando no bloqueio de transmissão viral na área infectada, procedimento que consiste na aplicação de inseticida específico e uma revisitação às residências no Bairro Oliveira. O trabalho de pulverização começou nesta quarta-feira (23).
Casos confirmados em Cachoeira do Sul
Com a confirmação, ocorrida nesta terça-feira (22/03) pelo Laboratório Central do Estado, de dois casos identificados no Bairro Oliveira, o Setor de Epidemiologia está orientando os cachoeirenses para os cuidados preventivos como a limpeza criteriosa de seus pátios, como forma de eliminar focos de água parada. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, após este já ter tido contato anterior com algum contaminado, e os sintomas podem aparecer no período compreendido entre três e 15 dias: febre, dor e manchas pelo corpo, náusea, vômitos e dor de cabeça (caracterizada pela dor nos olhos).
Como prevenir a doença
O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) está orientando a população para a eliminação de criadouros nas áreas externas de suas residências, como forma de abolir focos de água parada. A limpeza dos imóveis é fundamental neste processo:
– Manter os pátios bem varridos e eliminar qualquer recipiente que possa estar acumulando água;
– Eliminar água dos pratos das plantas;
– Tampar caixas d´água, tonéis e demais recipientes que armazenam água;
– Higienização criteriosa de vasilhas de uso geral, seja para criação de plantas ou animais.