Bioma Pampa absorve gases do efeito estufa, diz pesquisa
Segundo estudo da UFSM, a pastagem natural, quando bem manejada, compensa as emissões de metano produzidas pelo gado.
Por Thays Silva 06/01/2022 - 15h47
O bioma Pampa sofre a cada ano uma redução na sua cobertura vegetal. São mais de 2 milhões de hectares perdidos, segundo dados da rede Mapbiomas, que analisa a cobertura de solos no Brasil. O levantamento é dos últimos 30 anos.
Mesmo com essa diminuição, o Pampa ainda traz importantes contribuições para meio ambiente. A UFSM identificou que o bioma tem potencial absorvedor de gases do efeito estufa, mesmo com a emanação de metano produzida pelo gado através da absorção de dióxido de carbono.

Os pesquisadores fazem parte do Laboratório de Micrometeorologia da UFSM. Para chegar a esses resultados, o grupo instalou sensores que conseguem captar essa movimentação em um raio de 10 hectares, como explicou coordenadora do estudo, Débora Regina Roberti.
“Com os resultados obtidos, estamos mostrando que, embora o gado seja um importante emissor de metano por ser um ruminante, essa emissão é compensada pela absorção do CO2 pelas plantas. O gado come a planta, ela torna a crescer e a fotossíntese é um dos principais processos de captura de CO2 da atmosfera. Esse CO2 vai ser incorporado no gado ou no subsolo. Então, o bioma Pampa é absorvedor de CO2 e também compensa as emissões de metano”, disse.
O próximo passo é lavar o estudo para conhecimento do poder público no viés estadual e federal. Com base nessa pesquisa, os setores ligados ao meio ambiente poderrão discernir o comportamento e futuros movimentos referentes ao bioma Pampa.

“A gente precisa ampliar essas pesquisas e para isso é preciso conscientizar o poder público sobre essas questões. A gente só vai preservar esse bioma quando conhecer ele muito bem. Não só esse bioma, como a agricultura mesmo. É muito importante que o solo nunca fique nu, sem uma plantação, porque são as plantas que vão absorver o CO2”, enfatizou.
De acordo com definição da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Pampa é o único bioma brasileiro localizado em apenas um estado: o Rio Grande do Sul. Caracterizado pelo clima temperado, grande biodiversidade de plantas e por uma extensa área de campos naturais, o bioma ocupa cerca de 2/3 do território gaúcho.