Balsa Deusa do Jacuí encalha e deixa de operar
Nível do Rio Jacuí baixou e causou o problema. Travessia de veículos pesados está suspensa.
Por Thays Silva 29/11/2021 - 13h33
Após o início da operação na sexta-feira (29), a Balsa Deusa do Jacuí teve que interromper a travessia durante o final de semana. O baixo nível do Rio Jacuí dificultou a passagem da barca de uma margem a outra. A estrutura chegou ficar encalhada. Com isso, a travessia de veículos pesados está suspensa.
Com 13,24 m, o nível do Rio Jacuí impossibilitou o trabalho de transporte dos veículos pesados na balsa durante o final de semana. A travessia iniciou na sexta-feira, no entanto o serviço não teve como continuar pelo nível baixo do Rio Jacuí.
O proprietário da balsa, Adroaldo Couto, deve solicitar contenção da água em Rio Pardo, junto a administração da barragem Aneel de Dom Marco. O mesmo pedido será feito para o município de Dona Francisca.
Com esses movimentos, o nível deve subir viabilizando o trabalho da barca. Neste momento a travessia está suspensa. Funcionários da Deusa do Jacuí e prefeitura trabalham há cerca de 3 semanas para viabilizar o acesso à estrutura. Os rebocadores, necessários para condução, também foram alterados. Não existe previsão de retomada do serviço.